2- Quem pode migrar ao Mercado Livre de Energia?
Escrito por: Marketing - Vestra Energia Data: 21/06/2022
Segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), mais de 70.000 unidades consumidoras já estão aptas para migrarem ao Mercado Livre de Energia, por essa razão, é de grande importância saber se sua empresa pode efetuar a migração, em termos básicos, unidades com demanda igual ou acima de 500 kW e estejam conectadas a redes de média ou alta tensão, estão aptas ao ACL.
Existem duas classificações no ACL que diferenciam o tipo de consumidor, são elas:
- Consumidor Especial - tem uma demanda entre 500 kW e 1 MW e pode adquirir energia incentivada de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou de fontes renováveis como eólica, biomassa ou solar;
- Consumidor Livre - O consumidor livre tem uma demanda mínima de 1 MW e pode escolher o fornecedor de energia elétrica através de livre negociação, bem como, escolher a fonte de sua energia, convencional ou incentivada.
Os benefícios continuam os mesmos para ambos os consumidores, tal classificação foi criado pelo Governo com a finalidade de incentivar o uso de fontes renováveis, na prática, ambos os consumidores são considerados Livres.
Existem ainda outras opções para aqueles que não atingem os 500 kW de demanda, denominada "Comunhão através da união de cargas", falaremos sobre o assunto em nossa próxima matéria, mas você não precisa esperar!
Quer efetuar um estudo de viabilidade para seu negócio e conhecer agora sobre a comunhão de cargas? Aproveite nossa atendente virtual e faça sua simulação sem custos, alternativamente entre em contato conosco no telefone +55 11 4431-2281, será um prazer lhe atender!
Aproveite e siga nosso LinkedIn para acompanhar nossas postagens diárias sobre o Mercado Livre de Energia.
Próxima matéria: Comunhão de Fato e de Direito, como elas podem ajudar suas empresas!