5- Como funcionam as Bandeiras Tarifárias.

Escrito por: Marketing - Vestra Energia Data: 09/08/2022

Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias representam a capacidade de produção de energia do país e seus custos, foram elaboradas para que o consumidor tenha conhecimento dos valores vigentes em seu consumo de energia. Dessa forma o consumidor final entende de forma clara o motivo da taxa extra, o sistema de bandeiras é utilizados pelos estados ligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conheça abaixo cada bandeira e o que ela representa:

  • Bandeira verde - estado de produção de energia normal, com os reservatórios das hidrelétricas cheios e sem a necessidade de acionamento das usinas térmicas;
  • Bandeira amarela - demonstra que as condições de geração de energia não são favoráveis com acréscimo no valor repassado ao consumidor;
  • Bandeira vermelha - divididas em patamar 1 e patamar 2, servem para condições negativas e de grande impacto na geração de energia, com o ativamento das termelétricas, que utilizam combustíveis fósseis para gerar energia, mais caros e mais poluentes. Cada patamar possui mais acréscimos no valor consumido.
centered image

Existe ainda a bandeira de escassez-hídrica, criada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico e ficou em vigor entre setembro de 2021 e abril de 2022 e acrescentou um valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumido.

Leia nossa matéria sobre quem pode migrar ao Mercado Livre de Energia e seja um consumidor livre das bandeiras tarifárias com a Vestra Energia, entre em contato conosco no telefone +55 11 4431-2281, será um prazer lhe atender!

Aproveite e siga nosso LinkedIn para acompanhar nossas postagens diáriais sobre o Mercado Livre de Energia.

Próxima matéria: O que é o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD)?

Inscreva-se no Blog Descomplique;

e receba nossas matérias com antecedência!